Combinar exercícios regulares com uma dieta saudável é sem dúvida a melhor forma de emagrecer. Mas, nem sempre temos tempo para praticar exercícios, portanto nestes casos devemos adotar uma dieta de emagrecer para nos ajudar a perder peso e a manter o corpo em boa forma.
Como Pode uma Dieta Sozinha Levar ao Emagrecimento?
Para perder peso devemos simplesmente ter certeza de que a quantidade de calorias que ingerimos seja menor do que a quantidade de calorias que precisamos diariamente.
Por Que Exercício é Importante para Perder Peso?
A prática de exercícios regulares facilita a perda de peso pelas seguintes razões:
1. Aumenta a quantidade de calorias que queimamos durante o dia
2. Aumenta nosso metabolismo e ajuda o corpo a tonificar os músculos
3. Ajuda a diminuir o apetite, pois o corpo libera hormônios que inibe a fome
4. Ajuda a gastar as reservas de glicogênio, que libera o hormônio de queimar gordura chamado glucagon
Estas são as vantagens de praticar exercício para emagrecer, mas ainda é possível perder peso sem praticar exercício.
Como Perder o Peso Certo?
É importante emagrecer perdendo o excesso de gordura no corpo ao invés de perder massa muscular. Nossa massa muscular é importante para manter uma saúde boa do corpo. Pois os músculos são importantes para nos manter forte e manter também o metabolismo alto. Nossos músculos precisam de proteína e carboidrato para sua manutenção, reparo e funcionamento. Desta forma os músculos precisam de mais energia do que o tecido adiposo. Portanto para emagrecer com saúde devemos perder gordura e não músculo.
Problemas com as Dietas de Baixo Valor Calórico
O problema occorre porque quando tentamos perder peso somente com dieta, muitas vezes fazemos uma dieta com poucas calorias, em torno de 1000 calorias por dia. Este tipo de dieta não fornece o corpo com a quantidade de energia e proteína mínima por dia necessárias para sustentar os músculos corpo, o que leva ao atrofiamento dos músculos. Quando entramos em uma dieta com poucas quantidades de energia o corpo começa a digerir o próprio tecido muscular para fornecer energia para outras partes do corpo. O corpo também queima gordura, mas perde músculo ao mesmo tempo.
Comida, Armazenamento de Peso e Hormônio
Quando comemos carboidratos, especialmente com alto valor GI, como pão por exemplo, o nível de açúcar do sangue aumenta. O açúcar é convertido em glycerol, que combinado com ácido graxo transforma-se em gordura dentro do corpo.
Como o Corpo Queima Calorias?
A função do hormonio glucagon é de levar açúcar até ao cérebro. Para isso este hormonio quebra a célula de gordura para extrair o açúcar acumulado dentro da célula. Quando comemos comidas com alto nível de açúcar, o nível de açúcar no sangue aumenta, fazendo com que o corpo preserve as células de gordura.
Por isso as dietas que não são saudáveis facilita o corpo à ganhar peso, incluindo alimentos com alto índice glicêmico. Portanto ao evitar comidas com índice glicêmico alto, facilitamos a perda de peso somente com dieta.
A importância da Proteína na Dieta
Proteína é importante pelos seguintes fatores:
1. Sem uma quantidade diária adequada de proteína a massa muscular começa a atrofiar.
2. Quando proteína é digerida o corpo libera o hormônio chamado PYY, que ajuda a suprimir a fome.
Portanto as dietas com calorias muito baixas não são necessariamente boa para o corpo devido a falta de proteína e excesso de carboidratos e açúcar.
O que facilita o armazenamento de gordura e consumo de tecido muscular.
Referência: http://www.motleyhealth.com/lose-weight/how-to-lose-weight-with-only-diet